Jungfraujoch/ Suíça – Roteiro de 04 dias – dia 02! Parte I

Viagens

Imprimir Versão Pdf

Escolhemos como base a cidade de Interlaken, pois é um pouco maior do que as outras na região, muito próxima dos outros lugares que eu queria ir e tem mais opções de restaurante, mercado, hotel…

Nesse dia iríamos subir até o ponto mais alto onde se pode chegar de trem na Europa – Jungfraujoch! E eu estava torcendo muito pro tempo abrir e ter sol, pra visibilidade ser boa lá na montanha, mas a previsão lá era de neve! Então eu já estava encarando tudo pelo lado bom, se não tiver uma visibilidade muito boa, vou ver neve caindo pela primeira ver e isso vai ser incrível!

JungfrauInicialmente a programação pra esse dia seria ir e voltar pelo mesmo lado da montanha, mas os planos mudaram e para facilitar nossa logística no dia seguinte e economizar uma passagem, decidimos ir por um lado da montanha – Grindelwald e voltar por Lauterbrunnen – cidade que eu estava muito ansiosa para conhecer!

No mapa acima fica mais fácil entender o caminho percorrido pelo trem!

Junfraujoch – O topo da Europa Jungfraujoch capa

O dia começou cedo, com café da manhã no hostel! Fomos andando até a estação de trem, e para nossa sorte o tempo deu uma leve melhorada e pudemos nos encantar ainda mais com a paisagem. Antes de embarcar, passamos no mercado já em frente para comprar lanches para o dia = economiza na comida porque o passeio já tinha esgotado o orçamento. Lembrando que já estávamos com tudo comprado pelo site da Jungfraujoch, o passeio completo, ida e volta de trem junto com o acesso ao complexo da Jungfrau!IMG_1121 - Copia

Se você já entrou no site pra ver o preço pode ter se assustado com o preço, foi o passeio mais caro que fizemos durante essa viagem, mas fica a dica: faz uma economia a mais e faça esse passeio porque vale muito a pena.

O trem passa por lugares incríveis, que mais parecem cenários de filme de tão perfeitos: casinhas de madeira, montanhas, neve, fumaça subindo pela chaminé, grama verdinha, vaquinhas com sino no pescoço…Dia 02 - Jungfrau + Lauterbrunnen

Quando mais o trem andava, mais ele subia e o verde foi dando espaço ao branco!Dia 02 - Jungfrau + Lauterbrunnen1

Trocamos de trem em Grindelwald, uma cidade que infelizmente só conhecemos de passagem, mas que se eu fosse novamente reservaria um tempinho pra dar uma volta ali próximo à estação. Afinal você não precisa necessariamente subir no próximo trem, não tem horário marcado! E trocamos de trem novamente em Kleine Scheidegg, onde o céu ainda estava aberto e essa era a vista que tínhamos da estação de trem. MA-RA-VI-LHO-SA!!!

IMG_1166

A próxima parada foi “dentro” da montanha, em um túnel onde escavaram janelas para apreciar a paisagem, porém o tempo já estava completamente fechado quando chegamos nesse ponto e não dava pra ver um palmo pra frente. Finalmente, chegamos! (acredito que o trajeto todo dura cerca de 2 horas)

Dizer que estava muito muito frio não descreve o quão frio estava! Entramos no complexo que conta com uma grande estrutura: restaurantes, palácio de gelo, loja da Lindt e outras. Fiquei impressionada de ter tudo isso lá em cima da montanha.

Encontrei no blog Me Joguei no Mundo a explicação detalhada de cada uma das 10 áreas, tudo incluído no mesmo ingresso:Jungfraujoch7

  1. Estação: o ponto inicial do passeio. Onde o trem chega e parte. A estação de trem mais alta da Europa.
  2. Armários : Para quem quer aproveitar melhor o passeio sem o incômodo de mochilas e bolsas, existem lockers onde elas podem ser guardadas.
  3. Jungfrau Panorama: 360 Experience. A experiência de verdade começa nesta sala onde um filme sobre a cadeia de montanhas é exibido em cerca de 4 minutos. Confesso que estava tao ansiosa que não esperei o final e já parti para a próxima parada do tour.
  4. Sphinx – Essa é uma das melhores partes do tour. É uma passarela a céu aberto, bem próxima dos Alpes, onde podemos sentir o frio e ver de perto a paisagem estonteante! Havia neve em alguns degraus e tivemos que andar com cuidado. Para chegar até a Sphinx pegamos um elevador super rápido, o mais rápido da Suíça e chegamos ao ponto mais alto do passeio!
  5. Aletschgletscher – Snow Fun – Aqui algumas brincadeiras com neve podem ser realizadas e é possível visualizar de perto o maior glaciar da Suiça
  6. 6- Mönchsjoch Hut: Para alcançar essa área, onde existe um hotel, é preciso fazer uma trilha de cerca de 1 hora.
  7. Alpine Sensation: é um tour que conecta a plataforma Sphinx ao Palácio de Gelo, que mostra um pouco da historia de como o complexo na Jungfraujoch foi idealizado e construído. Pelo caminho há diversas figuras bem antigas mostrando os primeiros desbravadores da região e os trabalhadores, basicamente todos italianos, que participaram da construção do complexo.
  8. Ice Palace – um túnel de gelo com diversas esculturas esculpidas no gelo, entre elas, uma de Sherlock Holmes e também é possível ver o personagem mais famoso da animação Era do Gelo, preso em um cubo de gelo!!! Muito cuidado ao andar por lá que é realmente escorregadio!
  9. Plateau: Meu lugar favorito, onde enfim podemos sair ao ar livre e pisar na neve! Existe uma corda de segurança que delimita a área onde podemos pisar, mas havia muitas pessoas bem longe dessas cordas. Não sei dizer se é perigoso ou não, mas eu não quis arriscar muito e no máximo ultrapassei alguns metros da corda para poder tirar umas fotos mais de perto com o pico da montanha!
  10. Berghaus – onde se localizam as lojas e restaurantes no local, entre eles, a recém inaugurada loja da Lindt, a mais alta da Suíça!

Fonte: Me Joguei no Mundo

Dia 02 - Jungfrau + Lauterbrunnen 02

Infelizmente não tivemos acesso a área externa da construção devido ao mau tempo e a neve acumulada, que nem deixava a porta abrir! O lugar estava bem cheio e não demoramos muito em cada lugar, mas deu pra conhecer o principal. Uma observação, sem exagero, 95% dos turistas eram japoneses, acho que a Suíça deve estar na moda no Japão!

E finalmente reunimos coragem e o momento mais esperado do dia chegou: NEVE!!!IMG_3880Dia 02 - Jungfrau + Lauterbrunnen 04

Parece exagero, mas fiquei realmente emocionada em ver neve pela primeira vez e além de tudo por estar dividindo esse momento com a minha irmã, acho que vai ser uma daquelas lembranças pra vida toda, nós velhinhas e falando “lembra quando a gente quase morreu congeladas na Suíça pra tirar foto com a bandeira?!” 😀

Dia 02 - Jungfrau + Lauterbrunnen 03 Quando saímos do complexo ainda não estava nevando, mas alguns minutos depois os primeiros flocos começaram a cair! Foi lindo e MUITO frio! Tenho duas dicas pra dar:

  1. Não subestime o frio que faz lá fora! Chegou a fazer -15°C mas a sensação deveria ser de -200°C! E estávamos na primavera (a visita foi em maio)
  2. São tiradas fotos panorâmicas durante o dia na Jungfrau, então se você marcar o horário que estava lá fora da pra brincar de “Onde está Wally?” e achar a sua foto! (Eu não sabia disso, mas um amigo que já esteve lá que achou essa foto pra mim, somos o segundo pontinho preto da direita pra esquerda)IMG_1314

Depois de um bom tempo lá fora, o frio nos venceu e voltamos para o complexo!

Tentamos nos esquentar (nunca gostei tanto daquelas jatos quentes pra secar a mão no banheiro), fizemos o nosso lanche/almoço e tentamos ir na Loja da Lindt, mas estava tão cheia que ficamos só com o cheirinho do chocolate!

Outra dica: compre chocolate nos mercados, pode ser inclusive da marca do mercado – são deliciosos e muito mais baratos!Dia 02 - Jungfrau + Lauterbrunnen 05

Observação: o trem que leva os turistas ao Cristo Redentor no Rio de Janeiro foi feito pelos suíços e o Corcovado é considerado montanha irmã da Jungfrau, descobri isso num post do site Me Joguei no Mundo, que foi muito muito útil no meu planejamento!

E finalmente, pegamos nosso trem para Lauterbrunnen!

Porque se você acha que depois de tudo isso o dia acabou está muito enganado, estamos só na metade! Mas a outra parte vou deixar pra outro post, porque a cidade é tão sensacional que vale a pena estender a conversa.

Segue @chamaoscachorros no instagram pra não perder nada que acontece por aqui! E curte no facebook pra saber sempre quando tiver post novo!

Viajante

Deixe seu comentário